domingo, 5 de fevereiro de 2012

Sobre andar a pé

   Algo já se escreveu sobre isso. E acho sensato que se escreva, já que é preciso que alguém o valorize. Andar a pé. Não é só um pequeno ato comum como se imagina. Pelo menos é o que eu imagino. Requer tanta habilidade quanto dirigir, piscar e sorrir. Andar a pé é uma terapia de movimento, é um talento natural. Não precisa ser rotina, mas se for, que seja, e seja bem. Na correria do dia a dia, o andar a pé se tornou o ter pés pra andar e nada mais. Na calmaria do todo dia, o andar a pé é mais comum do que se deseja. Mas não há nada mais bonito que desejar andar à pé.
   Bater a ponta, o calcanhar, o dedo, o peito e a planta do pé. Tudo no chão. Os passos alheios e próprios marcam um ritmo constante, bem como a batida do coração, é só tentar ouvir. Pode-se ir de um lugar ao outro com muita facilidade hoje em dia, mas nada é mais fácil que andar a pé. O solo não é sua cama, mas ele conforta a horizontal de seus pés como uma. E não se deve acordá-los tão depressa. Deixe os dormir em movimento, enquanto anda a pé. E enquanto anda a pé, delicie-se.
   Delicie-se com o azul, o rosa, o vermelho-poluição, o cinza e o negro do céu. Delicie-se com o branco, o chumbo, o transparente das nuvens. Delicie-se com o calcário, o cimento, a rocha e a areia dos prédios. O vidro, a vida, a vista. Delicie-se com os transeuntes ocupados e com os nem tanto assim. Delicie-se com as delicias do andar a pé, de sentir o sangue correndo e pulando, de correr e pular também. Delicie-se com o poder caminhar, o poder enxergar, o poder. Delicie-se com o desejar que todo mundo também pudesse.
   Ande a pé. Dê ao pé a chance de andar. E ao fazer isso, comemore. Caminhe como nunca fez antes, até cansar, e quando cansar dê risada do cansaço. Fique lá até a exaustão e se permita relaxar enquanto anda. Andar a pé é digno de quem sabe fazer. Não precisa de tanta maestria nem tanta simplicidade. Coloque os pés ali e acolá, um a frente do outro e ande. Preste atenção em como os outros o fazem e se orgulhe de sabe-lo também. E quando vir alguém suspeito, andando a pé em sua direção com expressão ofensiva como quem quer te subtrair algo, aí então, corra.

Um comentário:

  1. Além de uma terapia para o corpo, andar a pé sem compromisso é um descanso para a mente vagar por onde bem entender.
    Texto bem expressivo, gostei.

    ResponderExcluir