quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Procrastinar

   Tem-se falado muito em procrastinar. Tanto, que eu fui contagiada. Não só pela procrastinação, mas pelo falar nela. Aliás, eu procrastinei pra escrever esse texto. Vou procrastinar para fazer o próximo, porque assim todos poderão procrastinar para ler. Como eu fingia dizer, procrastinar está na moda. Está na moda, está sendo muito falado, está sendo mais usado que gerúndio. A procrastinação é tendência. E como toda boa tendência, todos devem aderir. E eu duvido muito que ninguém nunca tenha usado procrastinação.  
   O mundo procrastina, e se ele pode, porque não posso? Empurrar com a barriga? Comigo mesmo. Procrastinar é até gostoso de falar. Estoura nos lábios, com essas consoantes fortes e decididas. E nós decidimos procrastinar. Decidimos pensar ao invés de fazer, porque pensar exercita os músculos cerebrais e fazer cansa todos os outros músculos. Decidimos depois que vamos parar com essa mania! Não, não a mania de procrastinar e sim a mania de ter pressa em fazer. Mas o que é mesmo procrastinar?  
   De etimologia que eu não tenho tanta certeza e talvez vá pesquisar mais tarde, procrastinar é o "só mais cinco minutinhos". Procrastinar é o não fazer hoje o que se pode fazer daqui algumas semanas, se der tempo, talvez. É bater os pés no ritmo da música e não ir lá dançar. É tamborilar os dedos na mesa, pensando em esquecer aquilo que lembrou que devia fazer. É protelar, adiar, empurrar, fechar a porta com a cadeira e não deixar sair, porque talvez você lembre de soltar. É adiantar o relógio pra sentir o alívio quando pensar que se está atrasado, mas não está. É o mandar um recado no lugar de telefonar. Não é a preguiça, é o adiamento. É adiar o certo e não ter tanta certeza. Procrastinar, enfim, é algo que estamos empenhados em fazer. Queria ter uma conclusão mais sólida para o procrastinar, mas quem sabe daqui a pouco...

Um comentário:

  1. Depois de adiar essa conclusão mais sólida e a pesquisa da etimologia, vc não poderia ter explicado melhor o que é procrastinar

    ResponderExcluir